28 fevereiro 2010

Abaixo as Unibans do país

http://revistaensinosuperior.uol.com.br/textos.asp?codigo=12544

De extrema importância o levantamento feito pelo sociólogo Gilson Borga.
Ainda mais num tempo em que estamos cercados de "Unibans" da vida.
Sem dúvida, uma estrutura favorável é necessária para um melhor aproveitamento acadêmico, no entanto, o que realmente motiva um aluno é a admiração por quem está lhe passando o conhecimento.
Posso perfeitamente usar como exemplo a PUC de São Paulo, mas sem antes deixar claro que estou falando do meu curso em específico.
Falo, sem medo de errar, que o curso de jornalismo da PUC-SP é um dos melhores do país. E com certeza não falo em termos de estrutura. Ela tem uma estrutura péssima comparada a PUC-RS por exemplo. Acontece que na COMFIL tive motivações que a FAMECOS deixou a desejar.
Admirar um professor faz com que o aluno não queira ser mais um.
No caso do jornalismo, faz com que o aluno não queira se acomodar num concurso ou se encostar numa redação.
Não estou diminuindo o valor da FAMECOS. Mas a PUC-RS em si é exemplo de uma entre várias universidades do país que deixou de investir em bons educadores para se transformar em uma espécie de shopping center.
E essas UNIs da vida onde basta saber escrever o nome na prova do vestibular que você está aprovado, desde que pague a matrícula (que fique claro!), são exemplos ainda piores. Pagam salários medíocres para professores recém formados, sem bagagem nenhuma de profissão ou de mercado de trabalho.
Eu quase morri para terminar de pagar a PUC-SP. Enquanto nessas "novas Universidades" você acessa a internet até no banheiro, na Puc daqui, quando muito tinha espelho no banheiro.
Porém, tive um sem número de mestres que me fizeram continuar.
Que caia o diploma! Que aumente a mensalidade! Mas, por favor, mantenham a qualidade.
O melhor professor não é aquele que ensina. É aquele que inspira.

Me recusaria a pagar um pau e meio por mês se não tivesse professores no mínimo com esse currículo:

http://www.revista.agulha.nom.br/ag53moraes.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Arbex_Junior

:)

2 comentários:

DOIDINHA DA SILVA disse...

To apavorada com o investimento que voce fez. Mas com certeza vale muito a pena.....

Juliana Menz disse...

Eu fiquei apavorada também, Monica. Pode acreditar.