05 junho 2010

O Bom Fim indispensável de Porto Alegre


Quem, ao visitar Porto Alegre, já pediu dicas a um gaúcho sobre um lugar bacana para gastar as horas livres, já deve ter ouvido falar do Ossip, o boteco mais famoso da capital e um dos pioneiros no bairro Cidade Baixa. Os sócios e irmãos, Diego e Federico Olivari, acabam de inaugurar um irmão mais novo do Ossip no bairro Bom Fim, o Odessa de Isaac Babel, porém para um público mais “oldschool” segundo o próprio Federico, que também é autor dos quadros fantásticos expostos nas paredes do bar: “O nosso público está mais velho, o Odessa é um bar um pouco mais caro, não é um lugar pra pegar garrafa e beber em pé na rua como ainda acontece no Ossip.” E para seguir botando ordem na casa, mesmo a lei antifumo ainda não ter sido aprovada na capital gaúcha, os irmãos uruguaios proibiram o fumo dentro do bar. Para os fumantes ficam reservadas as concorridas mesinhas do lado de fora.

Há poucas quadras dali, há menos de um mês, inaugurou o Boris, um restaurante que mistura jazz com gastronomia de chef com preços pra lá de honestos. Ele costuma lotar nas noites de jazz, às terças e sextas, por um público que vai desde estudantes da UFRGS até a outro um pouco mais velho, amantes de Miles Davis entre outros do gênero.
Nas tardes de sol ou mesmo nas de chuva, vale uma visita na Palavraria para tomar um café, ou mesmo um vinho, e saborear os inúmeros livros do cardápio da livraria. Todo novo escritor da cidade quer ter seu livro lançado ali. É pequena, aconchegante e dispensa os Best Sellers de auto-ajuda que vendem aos montes nas livrarias de Shopping.
É ali no BOm Fim. Um bairro judeu e bastante familiar, que teve seus tempos de glória assim como seus tempos decadentes em função dos botecos da Avenida Osvaldo Aranha, e agora resurge como o bairro da vez na capital gaúcha.

2 comentários:

Clarissa Pont disse...

meu bairro lindo.

Juliana Menz disse...

E todos os créditos vão para a menina aí de cima, que me deu as dicas, afinal já moro em SP há 6 anos. E a foto do Odessa es de Eduardo, su novio;)